segunda-feira, 23 de março de 2015

Somos responsáveis pelo avanço da dengue?



Mais uma morte por dengue hemorrágica. Foi assim que a segunda-feira começou no Litoral Norte, mas especificamente em Caraguatatuba, onde foi dada como oficial a morte de dona Aparecida Correa dos Santos, 63 anos, moradora no bairro Rio do Ouro, por causa da doença.

Este é o segundo caso registro este ano, o primeiro foi em janeiro quando morreu Adelaide Amaro Simões, 39 anos, moradora no bairro do Perequê-Mirim, região sul da cidade. O município vive uma epidemia  com 1.322 casos confirmados, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. O prefeito Antonio Carlos da Silva já decretou estado de calamidade pública.

A situação não é muito diferente nos outros municípios que compõem o Litoral Norte. São Sebastião tem confirmado 682 casos de dengue, Ilhabela 88 e Ubatuba 77, perfazendo 2.169 casos positivos em menos de três meses.

A situação não está nada boa, não está mesmo, pois já vem provocando reflexos em áreas importantes para a região como turismo. Preocupação justa porque, quem vem para o litoral, com certeza não quer levar como lembrança uma picada do mosquito Aedes aegypti, aquele listrado cuja fêmea transmite a doença, principalmente se o quadro estiver propício.

E está, porque a chuva tem sido uma constante na região. Ultimamente todo dia chove e se esta água fica parada, até mesmo em uma tampinha de refrigerante, é o suficiente para a fêmea colocar seu ovo e novos mosquitos surgirem sedentos para fazerem a próxima vítima.

Sabe por que isso acontece? Porque eu, você, seu vizinhos, não ficamos atentos para a necessidade de eliminar os criadouros do Aedes. Aqui não é só uma questão de poder público fazendo sua parte. É uma questão de educação, de cidadania, de saúde, que cada um de nós tem a sua parcela de culpa e acerto. 

Quem já teve dengue sabe muito bem sobre o que falo. Vamos colaborar e mandar o Aedes embora. Está mais do que claro que DENGUE MATA!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A história das boleiras do Santo Antonio de Caraguatatuba

Dona Teresinha e Dona Rosalva e a devoção pelo padroeiro  Uma das tradições mais antigas da Festa do Padroeiro de Caraguatatuba é a vend...